domingo, 1 de junho de 2014

MOTO: Monte Verde - Gonçalves

Quando fizemos o passeio até São Francisco Xavier passamos por um trevo que indicava Monte Verde. Ficamos com água na boca pra subir a serra e conhecer aquele caminho. Acabou demorando um pouco, mas conseguimos fazer.
Parada na Rodovia Dom Pedro
          Marcamos de sair cedo, mas começou a cair uns pingos de chuva e resolvemos esperar um pouco. Aproveitei pra esticar minha corrente que estava bem frouxa e lubrificar. Paramos pra abastecer e acabamos saindo umas 7:45hs. Um pouco tarde para o rolê que tínhamos planejado, mas mesmo assim fomos tranquilos curtindo o passeio.

Desta vez fomos direto pelo asfalto até Joanópolis, onde há uma padaria que é point dos motociclistas de speed que gostam das curvas daquelas estradas. Tomamos um café, conversamos com o pessoal e partimos pra terra!

Point dos motociclistas em Joanópolis

Parada pro chá depois de subir a serra
          A estrada estava muito boa e não precisa nem um 4x4 pra andar por lá. Desde que esteja seco, pois na maior parte da subida da serra a terra estava bem compacta e com certeza deve ficar um sabão quando molhada. Caminho bem tranquilo com pouco movimento de carros. Na parte de cima encontramos o que estávamos procurando: aquelas lindas paisagens de Minas onde se consegue ver um mar de montanhas.

A temperatura caiu bastante. Em Joanópolis estava em torno de 21 graus e chegando em Monte Verde caiu para 12! Bem gelado lá em cima. Tomamos um café e comemos um sanduíche antes de pegar o caminho para Gonçalves. Neste momento o tempo começou a fechar e muitas nuvens pesadas nos fizeram parar pra pensar se continuaríamos ou se voltaríamos pelo asfalto. Como já tínhamos certeza que iríamos pegar chuva resolvemos seguir adiante e continuar curtindo o dia.

Vista espetacular no topo das montanhas

Chegando em Monte Verde
Muita moto!
Saindo de Monte Verde em direção à Gonçalves

Trecho do Caminho da Fé
          No meio do caminho nos deparamos com as placas do Caminho da Fé e acabamos andando por um trecho dela. Várias placas de pousadas e restaurantes para os peregrinos no caminho. Me deu mais vontade ainda de fazê-la de bike, mas em compensação haviam muuuuitas subidas! Foi um bom preparo psicológico para quando for peregrinar!

Depois de uns 20kms começou a chuva e tivemos que parar para colocar as capas. Até aí sem problemas, pois estávamos equipados. O pior é que por aquele caminho a estrada de terra também estava bem compactada e passamos por uns bons trechos "de lado".  A média também caiu bastante e acabamos demorando quase 3 horas pra chegar em Gonçalves. Infelizmente neste trecho, apesar da grande altitude, estávamos dentro das nuvens e não deu pra tirar fotos.

Parada pra tomar um café bem quente pra esquentar as mãos e o espírito e seguimos viagem. Agora pelo asfalto direto até em casa.

É muito bom andar por aqueles lados de Minas. Me lembra quando era criança e passávamos as férias por lá. E sem falar nas paisagens uma mais bonita que a outra!

Chegada em Gonçalves com muita chuva