terça-feira, 20 de outubro de 2015

MOTO - Santuário do Caraça

É... o Imperador tinha razão!




          Um breve resumo da história do Santuário do Caraça:

          Por volta de 1760 a família de Carlos Mendonça Távora foi toda queimada em praça pública em Portugal por ter atentado contra a vida do Rei Dom José I (Revolta dos Távoras). Carlos fugiu para o Brasil e foi trabalhar como minerador em Diamantina e para não ser descoberto pela Coroa alterou seu nome para Irmão Lourenço de Nossa Senhora. Ficando rico, por volta de 1770, comprou as terras da sesmaria do Caraça montando um eremitério e uma igreja com hospedagem para viajantes.

          Em seu testamento, deixou todas as terras para a Coroa Portuguesa numa tentativa de se redimir de seu passado. A corte doou para a Congregação da Missão (Padres Lazaristas) que enviou dois representantes para cuidar do lugar e transformar numa escola de padres. Eles reformaram e ampliaram a igreja e as instalações e a escola funcionou por mais de 240 anos. Durante este período mais de 11000 alunos passaram pelos bancos de um dos internatos mais rígidos da época e receberam uma educação tão rica que dois dos ex-alunos viriam a ser presidentes da república, 15 governadores de estados e mais de 150 deputados e senadores. 

          Em 1968 um incêndio destruiu o edifício onde funcionava a escola e os padres abandonaram as instalações, que ficou assim por 4 anos até que ex-alunos começaram a levar suas famílias para conhecer o local onde tinham estudado, nascendo assim o turismo num dos lugares mais encantadores de Minas Gerais.

          Habitat natural dos lobos-guará e devido ao povoamento das cidades no entorno,  por volta do início da década de 1980 os padres perceberam que eles estavam revirando os latões de lixo em busca de comida e um dos padres resolveu colocar um bandeja de carnes no pátio da igreja após o jantar para ver se eles viriam comer. Aos poucos eles foram aparecendo e desde então criou-se um laço de “amizade” entre o padre e os lobos. Hoje a grande atração do Santuário, e sem dúvida o que mais atrai os visitantes, é o Jantar com o lobo que acontece todas as noites.  Estar lá e ver o bicho entrar no pátio no meio de todas as pessoas, encarar todos e comer sem se importar com o barulho ou flashs é algo indescritível.

          Para mais informações: http://www.santuariodocaraca.com.br






























          Segue o vídeo completo de nossa viagem:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...