terça-feira, 6 de setembro de 2016

200km?! Vocês são loucos!

          Quando conto sobre o nossa última cicloviagem para Aparecida é sempre isso que ouço. E isso me fez voltar no tempo alguns anos atrás...

          115 kg, trabalhando no mínimo 10hs por dia e com uma vida totalmente sedentária, me peguei numa depressão onde procurei ajuda de uma psicóloga pra tentar sair da nóia. Ela me pediu pra passar por um médico para tomar uns antidepressivos e acabei descobrindo pressão alta, colesterol e glicemia acima do limite e hipotireoidismo. Ou seja : fim da linha!

          Resolvi então que precisava mudar um pouco meus hábitos e começar a fazer exercícios. Academia não é meu forte e então concluí que a forma mais rápida para perder peso, além de fechar a boca, seria correr. Mas eu nunca tinha corrido e não conseguia me imaginar correndo mais de 1km. Pensei exatamente como a maioria das pessoas pensam: correr 10km?! Coisa de louco! Não vou conseguir nunca! Mas fui persistente e bolei um plano de exercícios somente com caminhada e a cada semana aumentaria o ritmo. Levantava todo dia uma hora mais cedo e ia pro parque, não importava a condição climática.

          Coloquei como meta participar de uma prova de corrida de 10km e em menos de seis meses consegui atingir meu objetivo! Ao mesmo tempo busquei ajuda de uma nutricionista Ayurveda, onde aprendi que fazer regime é algo totalmente inútil. O que devemos buscar é uma reeducação alimentar, conhecendo seu corpo e suas necessidades, e aprendendo como se alimentar de forma natural. Como resultado, lá se foram 30kg e o resultado dos exames de sangue ficaram tudo dentro do normal. Alem da melhora da disposição para enfrentar o dia-a-dia.

          Participei de várias provas de corrida de rua de 10km e acabei dando uma enjoada. Queria algo diferente, mas que mantivesse meu hábito de fazer exercício. Foi então que resolvi comprar uma bike! Nos primeiros passeios percorria 20km no plano e me sentia o atleta! Aí ouvia o pessoal falar de cicloturismo de 80, 100km num único dia e novamente pensei comigo mesmo: esses caras estão loucos! 100km de bike eu não vou conseguir nunca!

          E mais uma vez bolei um plano onde semanalmente aumentava a quantidade de kms ou aumentava a dificuldade do percurso, pegando mais subidas. E em pouco tempo já enxergava os 100km como algo totalmente alcançável. Acabei redescobrindo na bicicleta uma paixão antiga, do tempo de moleque, onde passava o dia inteiro pedalando pelo bairro brincado com os amigos.

          Fazer uma cicloviagem é algo extremamente prazeroso. Já fiz sozinho, com meu pai, com um amigo e com um grupo grande de pessoas. E posso dizer que é algo muito bom seja do jeito que for! Renova a cabeça e as energias, mesmo estando cansado no final do passeio/viagem, a cabeça está leve e a alma tranquila.

          Se você não pratica e se assusta quando dizem a distância que pedalaram ou correram, saiba que é apenas uma questão de vontade e disciplina. Digo isso no começo, onde você precisa sair da inércia, ganhar resistência e perder peso, pois depois que toma gosto pelo negócio fica tão bom que vira um vício!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...