Meu chefe é aficcionado por aviões. Principalmente militares. Coleciona revistas especializadas e quando vira assunto nas "rodinhas do café" até esquece da vida e é a gente que tem que falar pra ele voltar a o trabalho. hahaha
Numa dessas conversas surgiu o assunto do Museu da TAM em São Carlos, interior paulista. Nunca tinha ouvido falar e fiquei impressionado com o relato de algumas pessoas que já tinham ido. Inclusive meu chefe. As recomendações foram as melhores possíveis e eu achei que deveria ser exagero dos "aficcionados". Mas o melhor jeito de descobrir é visitando... e de moto!!!
Nesta foto: Goy, Paulo, eu e Adriano |
Agitei o rolê no Facebook e os que confirmaram foi o Goy, o Adriano e o Paulo. Tinha marcado no domingo e o pessoal pediu pra trocar por sábado. Marcamos então num posto da Bandeirantes próximo a Jundiaí por causa do Paulo e demos sorte de estar uma lua no Céu já fritando o asfalto desde cedo!
Eu, Adriano e Paulo |
O Goy ainda não tinha a manha da autonomia da H-D dele e, pelo problema no ponteiro da gasolina, tínhamos de parar pra abastecer a cada 100km. Naquelas estradas (Bandeirasntes e Washington Luiz) que são um "tapete" pra qualquer tipo de moto, ficar parando toda hora era mais cansativo que tocar direto... mas beleza. Chegamos lá.
Recepção e bilheteria do Museu (prédio de entrada) |
Este é um passeio tão tranquilo e gostoso pra todo tipo de moto que não é difícil encontrar grupos de motociclistas indo na mesma direção. Desde os "velhões" com suas H-D's até os "Ninjas". E foi o que aconteceu com um grupo que encontramos por diversas vezes na estrada e depois lá no museu.
"Check-in" do museu |
Já na recepção deu pra perceber que o pessoal não estava exagerando nos elogios: é uma organização de primeiro mundo mesmo!!!
Pra se ter uma ideia, há até armários com chave justamente para motociclistas deixarem capacetes, jaquetas, bolsas, etc., uma lanchonete e banheiros. O museu é afastado da cidade e possui um grande estacionamento para carros e motos. A infraestrutura para o visitante é de fazer inveja a muitos locais mais famosos.
A entrada no museu é por um "túnel do tempo" que conta toda a história da aviação. É tanta informação que se você for um viciado em aviões só aí irá ficar horas!! No final do túnel há uma "sala vip" onde se passa um filme contando a história da TAM e ao final do filme as portas se abrem para o hall onde estão as aeronaves.
Além das aeronaves (algumas é possível entrar), há também uma área bem legal com os modelos de uniforme das aeromoças, uma com motores e turbinas desmontados e explicados e uma parte temática com alguns jogos simuladores.
Seguem algumas fotos do museu, e para mais informações aos que se interessaram segue o link. Passeio imperdível, seja com os irmãos motociclistas ou mesmo de carro com a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário