sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BIKE - Trilha da Xiboca e Mirante

6:15 - Adoro horário de verão!

Adoro horário de verão. Não somente pela mudança no relógio, mas principalmente pelos dias serem mais longos nesta época do ano. Temos algumas horas a mais de luz e podemos aproveitar principalmente com a prática de atividades ao ar livre.

Mesmo dormindo uma hora a menos no sábado, domingão acordei as 6hs pra bater um desafio pessoal: mais de 100km de bike num dia só (meu recorde anterior). E pra ficar mais apimentado com uma trilha de terra de uns 30km no meio do percurso. A distância de casa até o local de encontro é de 45km, mais uns 30 de trilha e a volta daria um total de 120km.

Rodovia Índio Tibiriçá

Saída para Ribeirão Pires: metade do caminho

Os bikers do ABC chamados Lesmas Lerdas (!) planejaram um passeio na Estrada Velha de Santos pela trilha da Xiboca até o mirante da Petrobrás no alto da serra onde seria possível visualizar a Baixada Santista, isso se chegássemos antes da neblina que sempre aparece por lá por volta do meio dia.

Quem me convidou foi o Ivan, um colega da empresa que já tinha feito uma trilha com esse pessoal e não pensei duas vezes. E como estou pensando em fazer o Caminho da Fé entre Andradas e Aparecida de bike seria uma boa oportunidade de fazer um treino mais pesado pegando inclusive terra.

Como pedalei sozinho na ida, fiz meu melhor ritmo, principalmente também porque estava atrasado e torcendo pro pessoal não iniciar o passeio antes das 9hs. Cheguei às 8:40 no Barda Lú e o pessoal já estava pronto pra sair. Não deu tempo nem de comer um lanche e a fome estava apertando já que não tinha tomado café da manhã.

Bar da Lú no Caminho do Mar

Eu, Michele e Ivan

Teve gente que resolveu se refrescar mais que os outros :)

Trilha muito boa.

Paisagens sensacionais

e mais lama

olha a mosca!

Fim da linha!

Iniciamos a trilha e o percurso é bem tranqüilo com subidas bem leve. Apenas uma mais forte que o pessoal acabou empurrando as bikes. Muita lama e em alguns lugares bem fundo. Alguns se aventuravam mais e teve até uns tombos nas poças mas sem maiores conseqüências alem da roupa suja.

Chegamos em um ponto onde a passagem fica impossível por causa de um rio, então saímos para a Via Anchieta e seguimos pelo asfalto até o posto policial. Alí entramos na Estrada do Mirante que nos levou até o topo da serra com a maravilhosa vista para o litoral. Esta entrada também é bem tranqüila, com bastante subidas e descidas, mas nenhuma que precisasse empurrar a bike.

Rodovia Anchieta por um outro ângulo

Chegando à interligação

Entrada para a trilha do mirante

Tubulação da Petrobrás

Descanso no retorno

Voltamos pelo mesmo caminho até a Via Anchieta e depois seguimos alguns quilômetros a mais do que na vinda para pegarmos um trecho menor de trilha atá o Bar da Lú, pois o pessoal já estava bem cansado. Por sorte de todos há uma bica com água potável neste trecho da Anchieta e pudermos encher as caramanholas que já estavam vazias há bastante tempo.

Chegamos ao Bar da Lú por volta das 3hs da tarde e sentamos numa mesa pra comer alguma coisa. Como o bar estava lotado de ciclistas e trilheiros de moto tudo estava demorando muito e enquanto esperávamos uma porção um ciclista veio pegar a bike dele que estava ao meu lado e acabei descobrindo que ele era de Suzano também. Ele se chama Ricardo e estava saindo pra voltar pra casa com o Pablo que o acompanharia até estação de trem de Ribeirão Pires. Acabei pegando uma carona com eles e voltamos conversando um bom trecho da "viajem".

Meta cumprida!

Ao contrário da previsão indicando que haveria pancadas de chuva à tarde, a chuva chegou somente depois que anoiteceu. Foi um dia lindo de Sol onde fiz um passeio sensacional e ainda pude fazer umas amizades novas.

Cheguei em casa 12hs depois de ter saído. Cansado... muito cansado, mas feliz por ter conseguido atingir minha meta: rodei 118,82km