domingo, 13 de outubro de 2013

BIKE - São Luiz do Paraitinga - Lagoinha (Cachoeira Grande)

Era pra ser um passeio leve...

São Luiz do Paraitinga é aquela típica cidadezinha do interior que quando a gente vai se apaixona e sonha se um dia seria possível viver num local desse. Já tinha visitado uns 10 anos atrás, mas só de passagem pra festa do divino, que naquela época nem lotava tanto a cidade como atualmente.

Desta vez ficamos em uma pousada muito agradável bem no centro da cidade que, por ter menos de um ano, tudo estava novo e com um atendimento muito bom. Inclusive com uma atenção especial para os ciclistas: nossas bikes "dormiram" dentro do escritório do hotel.

Chegamos no fim da tarde de sábado, deixamos as malas/bikes no hotel e fomos à pé até a praça onde nossos amigos Flávio e Simone estavam nos esperando num barzinho. Depois de um bom papo e uns sucos de cevada, jantamos numa pizzaria e terminamos a noite com um bom vinho no hotel. Ou seja: já estávamos bem hidratados para o pedal do dia seguinte :)

Hotel Villa Paraytinga
Fachada do Hotel
Cartaz demonstrativo da reconstrução da cidade
Fachadas restauradas depois da inundação

Coreto secundário numa praça ao lado da principal
Início do pedal

Saímos por volta das 9 horas e o Sol já prometia que seria um dia bem quente. Até que boa parte do percurso tinha algumas sombras, mas justamente as subidas eram em descampados onde o calor começou a pesar.

Tinha feito o roteiro pelo bikemap pra ter uma noção da altimetria e como e caminho praticamente inteiro margeava o Rio Paraitinga, parecia ser um passeio tranquilo. Imaginava que venceríamos o percurso de ida em umas 2,5hs no máximo. Mas foi aí que a coisa começou a complicar. O percurso tinha poucas partes planas e muitas subidas e descidas,diferentemente do que mostrava o gráfico. E com o calor aumentando o pessoal foi cansando muito e as paradas pra descanso foram maiores.

No final acabamos levando quase 5hs pra chegar na cachoeira! E aí comecei a me preocupar com a volta. Imaginei voltar sozinho e pegar o carro para ir buscá-los, já que fui eu que coloquei eles naquela enrascada e aí que me surpreendi com todos! Apesar do cansaço resolveram voltar pedalando, só que pelo asfalto.

Primeira subida forte

Margeando o Rio Paraitinga
Belas paisagens
No topo da pior subida
Ânimos exaltados no final da subida :)

Igrejas por todos os lugares

Visual espetacular no topo dos morros
Merecido descanso antes da última subida
Cachoeira Grande (Lagoinha)
Momento Relax...
...cansados mas contentes

Saída para o retorno
          Logo na largada da volta pegamos uma subida monstro, tanto de inclinação quando de distância. Mas no final foi bom porque ao chegarmos no asfalto as coisas melhoraram. Pegamos longos trechos de descida e como já havia muitas nuvens no céu ficou bem refrescante e acabou rendendo muito. Fizemos em menos de 2,5hs até o hotel.

De volta ao hotel estávamos muito cansados mas ao mesmo tempo muito contentes por ter vencido o percurso. Mérito principal para as mulheres que nitidamente estavam esgotadas. Mas acredito que muito mais felizes. Aquele sentimento de medo de que não conseguiriam terminar tinha virado um sorriso no canto do rosto que demonstrava uma satisfação pessoal incrível!

E olha que fazia mais de um ano e meio que o Flávio e a Simone não pedalavam...

A volta foi pelo asfalto
Comemorando

De volta à São Luiz do Paraitinga
Muito cansados mas também muito felizes pelo desafio cumprido