quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

- Você vai sozinho??
         - Sim.
         - Cê é loco!

Criando a rota e gravando os mapas
           Tem coisas na vida que a gente tem que planejar bem e tomar todos os cuidados pra não correr risco atoa, mas se formos esperar pela situação ideal o maior risco que corremos é passar pela vida sem fazer nada.  Até tentei agitar com alguns amigos, mas acho que por estar muito em cima não deu pro pessoal se planejar. Então fui sozinho mesmo.

Nunca tinha feito uma cicloviagem e a vontade sempre aumentava. Todos relatos que lia só me animava mais de que eu deveria fazer uma para "experimentar". Queria muito fazer o Caminho da Fé, mas depois de conversar com uns amigos que já fizeram achei melhor deixar para uma outra época com mais tempo, pois o grau de dificuldade é monstro:  são mais de 11000 m de subida acumulada nos 300km que separam Águas da Prata a Aparecida.

Então resolvi ir até Aparecida saindo de casa mesmo, mas privilegiando as estradas de terra.

"Malas" prontas...
1º DIA: - SUZANO - MOGI - GUARAREMA - SANTA BRANCA - PARAIBUNA

Distância: 97,67 km
Tempo total: 7:46 hs
Tempo pedalando: 6:15 hs
Calorias: 4240 Kcal
Subida acumulada: 1455 m

Altimetria Suzano - Santa Branca

Apesar de ser o trecho mais longo, foi o mais fácil. De Suzano até Guararema segui direto pelo asfalto e de lá até Santa Branca por terra, mas sem muitas subidas. Também sem muitas paisagens bonitas, pois o caminho vai beirando o Rio Paraíba. Muitos sítios e com algumas sombras pra resfrescar o calor que já estava forte.

Mogi das Cruzes

Chegando em Guararema
Praça do Pau D'alho
Divisa com Santa Branca e fim do asfalto

Altimetria Santa Branca - Paraibuna
          Parei numa padaria e comi um lanche pois já era em torno de 11:30. Um pequeno descanso, repor as garrafinhas de água, lubrificar a corrente e pé na estrada. Logo na saída uma subida bem forte e depois logo na frente outra. Mas as pernas ainda estavam boas e com água gelada nas garrafinhas o pedal rendeu bastante.

Depois da metade do caminho as coisas melhoraram, pois se pega um bom trecho de descidas. Sempre intercaladas com algumas subidas, mas cansam menos pois consegue-se descansar bastante nos longos trechos morro abaixo. Outra vantagem é que há bastante sombras e associado com a brisa que soprava, em poucos minutos já estava inteiro pra continuar o pedal.

Poucos kms antes de Paraibuna, encontrei uma cachoeira onde o pessoal costuma fazer um piquenique com a família. Local muito agradável pra refrescar, mas com pouca sombra, tanto que eles levam guarda-sol como se estivesse na praia. Acabei fazendo amizade e, quando perguntei se tinha algum barzinho por perto pra comprar água, um cara abriu um isopor com uma garrafa de refrigerante cheia de água e ainda com uns pedaços de gelo dentro e me ofereceu enchendo minhas garrafinhas. Foi a energia que eu precisava pra terminar de encarar uma subida grande até a Tamoios que me levaria até Paraibuna.

Casa de fazenda entre Santa Branca e Paraibuna

Calorias:  3396 Kcal
Subida acumulada: 1636 m

Altimetria Paraibuna - São Luiz do Paraitinga

Este dia foi o mais curto, porém o mais cansativo. Saindo de Paraibuna pequei muitas subidas até chegar a parte da represa que me levaria até Redeção da Serra. A partir daí imaginei que, como o caminho apenas contornava os braços da represa, seria mais tranquilo. Mas a região é muito montanhosa e foram praticamente uns 20km subindo e descendo morros. Acabei demorando mais de 3,5hs pra fazer os 30km até Redenção da Serra, o que me dasanimou de conhecer o centro da cidade.

Parei num barzinho próximo à estrada de asfalto que liga Redenção à Rodovia Osvaldo Cruz pra descansar um pouco e comer alguma coisa. Mas o calor estava tão forte que acabei comendo uns salgados, repus as garrafinhas de água e continuei o pedal. Peguei alguns kms de asfalto e logo já saí pra terra de novo.

Este último trecho até São Luiz do Paraitinga me preocupava um pouco, pois não era rota normal de carros e passei por lugares muito ermos. O único trecho que fiquei realmente preocupado foram uns kms que tive de pedalar no meio de uma floresta de eucaliptos. Ali não tinha viva alma e se precisasse de ajuda estaria bem complicado. Saindo da floresta entrei em uma fazenda e, além de abrir e fechar algumas porteiras,  tive até que negociar com umas vacas que estavam no meio da estrada para poder passar.

No meio do caminho ainda encontrei uma cachoeira, esta sim com bastante sombra onde pude descasar me refrescar.

Mais uma manhã nublada

Muitas montanhas pela frente
e começo da diversão
Fazenda pra tomar café... mas estava fechado (!)

Hotel  flutuante (!) pra quem quer pescar nas represa
Calor monstro!!

Cachoeira

Teve horas que o GPS me mandou atravessar fazendas

Mais uma pra coleção, mas agora de bike!

Chegando em São Luiz do Paraitinga, passei em um lava rápido pra bater uma água na corrente e tirar um pouco da terra. Logo em seguida parei na praça pra tomar uma água de coco e fui me hospedar no Villa de Paraytinga. Hotel excelente, como já havia relatado em um outro passeio que fiz por lá, e com uma atenção muito especial do pessoal. E também com a bike! Pois mais uma vez ela "dormiu" dentro do hotel e não no estacionamento.

Depois de um banho e um descanso, fui jantar no restaurante Cantinho dos Amigos. Lugar agradável, comida boa, chopp gelado e música ao vivo. Excelente!

Hotel Villa de Paraytinga

3º DIA: - SÃO LUIZ DO PARAITINGA - APARECIDA

Distância: 73,02 km
Tempo total: 6:10 hs
Tempo pedalando: 4:36 hs
Calorias:  3388 Kcal
Subida acumulada: 1148 m

Altimetria São Luiz do Paraitinga - Aparecida

Último dia de pedal e este sim iria me proporcionar umas belas paisagens, pois subiria até uns 1000 metros pra cruzar uma cadeia de montanhas que separa a região de São Luiz com o Vale do Paraíba. Na verdade foi até melhor que eu imaginava. Logo na saída da cidade sobe-se muito, mas muito mesmo. São praticamente uns 15km subindo, mas as paisagens compensam o cansaço! Em certo ponto a estrada vai por cima das montanhas e dos dois lados pode-se ver quase toda a região. Incrível a sensação neste lugar. Muita paz e tranquilidade!

Logo á frente mais uma surpresa. o GPS me mandou sair da estrada e entrar em uma fazenda e depois de descer muito cheguei num lugar onde acabou a estrada. Só tinha uma picada que parecia que um dia foi uma estrada, mas o mato e a erosão acabaram com tudo. Tinha duas opções: subir tudo de novo pra voltar à estrada ou me arriscar no "atalho".  Resolvi arriscar e valeu a pena. Acabei cortando uma boa parte do caminho e ainda passei por um lugar com uma vista maravilhosa do vale.

Daí pra frente o caminho ficou mais fácil, pois já tinha passado a parte mais alta e dali até Aparecida seria a maior parte em descida. Chegando ao Vale do Paraíba as estradas de cascalho bem batido permitiam uma média mais elevada e em pouco tempo já estava na Dutra. Daí pra frente foi só baixar a cabeça e aproveitar o vento dos caminhões me empurrando pra fazer média superior a 30km/h.
Saindo pro último dia de pedal

Muitas subidas já na largada

O visual compensou as subidas...
... mas cansou pra caramba!!

Caminho por cima das montanhas: SENSACIONAL!!
Desta vez o GPS cortou caminho por outra fazenda...
... só que não havia estrada!!
No final virou quase um single track...
... e com muitas erosões!
O visual compensou o atalho
Um pouco de asfalto no meio do nada...
Depois de muitas descidas... finalmente o Vale do Paraíba

Rodovia Presidente Dutra
Quase lá!!
Minha brancona aguentou o tranco sem nem um pneu furado!
Hora de agradecer pela viajem.
          Missão Cumprida! Cheguei em Aparecida umas 14:30 bastante cansado da "puxada" final na Dutra, mas muito contente por ter conseguido realizar um sonho e, graças a Nossa Senhora Aparecida, sem nenhum problema em todo o caminho. Aí foi só descansar um pouco, passear pelo Santuário para agradecer e pegar uma carona de volta pra casa.