sábado, 13 de junho de 2015

BIKE - Caminho da Fé por José Veloso

          Deu cinco minutos, pegou a bike e foi pedalar 300km... com 66 anos! Segue relato da aventura!

Pronto pra saída

13/junho/2015
          Saí de São Paulo pela Viação Cometa para Águas da Prata e dormi na pousada do Peregrino. Fio muito bem atendido onde comprei a credencial por R$10,00 e mais R$35 para dormir sem café da manhã.


Pousada do Peregrino em Águas da Prata

14/jun
          Acordei cedo para a grande aventura! 6hs já estava pegando a estrada e consegui chegar em Andradas as 14:30 num total de 40km muito cansado, pois logo na saída tem a subida do Pico do Gavião que é muito pesada onde chega-se a 1400m de altitude. Muitos desistem ainda mais empurrando o bike morro acima. Não há nada neste trecho. É bom levar bastante água. Fui direto para o Palace Hotel (R$50). Se em Andradas tivesse um ponto de apoio para descansar umas 2hs, dava pra continuar até a Serra dos Limas (mais 15km) até a pousada da Dona Natalina.







15/jun
          Saí às 7hs e às 10hs já estava na Serra dos Limas. Neste trecho há uma subida muito íngreme de uns 2,5km. No meio da subida há a gruta de N. Sra. De Loudes com uma água potável maravilhosa! Descansei um pouco e parei na pousada da Dona Natalina. Fui muito bem recebido com uma mesa farta (café, bolos, frutas, etc). Uma pena que na cheguei até aqui no dia anterior. Carimbei minha credencial e perguntei quanto era, mas ela não queria cobrar pelo café então deixei R$10 e parti para Barra (6km). Lá parei na pousada do João para carimbar e mais uma vez fui recebido com um excelente café. O lugar é muito bonito e ótimo para dormir. Pessoas maravilhosas (João e Joelma).

          Segui para Crisólia (15km) e carimbei o passaporte no Bar da Zeti. Tomei um café e segui para Ouro Fino (7km). Chegando lá fui direto para a casa do Peregrino R$50 onde me deram um quarto que mais parecia uma gaiola. Muito ruim! Só valeu a pena por causa do café da manha, mas na próxima viagem vou procurar outro lugar. Total de 42km.









16/jun
          7hs já estava na estrada para Inconfidentes (9km) e parei no Bar do Maurão para Carimbar. Muito simpático e os salgados são maravilhosos. Segui para Borda da Mata (21km) e cheguei às 13hs na Panificadora Primor para carimbar, tomar um café e comer alguma coisa. è bem fácil de achar pois está próxima à praça central.

          Saindo de lá segui para Tocos do Mogi (16km) por um caminho muito difícil. Muitas subidas e be ingremes (paredão) e fui chegar somente às 19:30 já escuro. NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR LANTERNAS! Fui para a Pousada do Peregrino da Dona Terezinha, onde fui muito bem recebido. A pousada é nova e o gasto com janta foi de R$50. Total do dia: 46km


17/jun
          Como estava com mais bagagem do que precisava, resolvi despachar por Sedex pra casa o que não precisaria (aproximadamente 5kg) até o final da viagem e acabei saindo um pouco tarde. Só consegui percorrer 21km até Estiva onde chegue  às 15:30. Passei por várias montanha, uma delas muito alta chegando a 1300m de altitude com um paredão que deu vontade de pegar uma carona. Considero esta a mais difícil de todo o percurso. Chegando, fui direto para a Pousada do Póca (a melhor pousada de todas, um verdadeiro hotel por um custo de R$50). 




18/jun
          Neste dia saí bem cedo (6:30) e cheguei à Consolação (20km) por um caminho suave. Parei na Pousada da Dona Elza para carimbar e não fui bem atendido. Achei um absurdo cobrarem R$8 de um pão com ovo e uma coca. Saí para Paraisópolis (22km) por outro trecho suave e parei no Hotel Central (R$50) às 18hs. 



19/jun
          Segui de Paraisópolis para o Bairro do Canta Galo (17km) por outro trecho bem tranquilo e cheguei por volta do meio dia. No caminho fiz amizade com o Willian (São João da Boa Vista) e Fábio (Guaxupé) que estavam fazendo o caminho à pé. Fizemos um bom trecho nos encontrando pelo caminho até Campos do Jordão onde eles tomaram outro caminho descendo pelo bairro do Gomeral até Pedrinhas (Guaratinguetá).  Almocei na pousada da Vó Maria. Uma comida maravilhosa feita em fogão de lenha (R$15) e descansei por umas duas horas. A pousada também é muito boa. Pessoas maravilhosas!

          Segui para Luminosa (7km)  e parei na pousada N. Sra. das Candeias da Dona Ditinha para carimbar e ela me ofereceu um café e frutas. Muito boa a pousada. Pode receber até 80 peregrinos. Segui até a pousada da Dona Inês (4km) morro acima no meio da mata. Cheguei por volta das 18hs e fui muito bem recebido com uma janta no fogão de lenha. Este dia estava muito fio! Total do dia: 42km e R$50. Aconselho to dos a programar a estadia nesta pousada!







20/jun
          Este dia prometia, pois era a subida da serra para Campos do Jordão com 1800m de altitude, então saí bem cedo e realmente é um trecho muito difícil, apesar de ter bastante sobras durante a subida. Parei na pousada da dona Rose para carimbar e fui muito bem recebido, me oferecendo café, adesivos e bottons do caminho. Segui direto para Campos do Jordão para a Pousada do Peregrino (R$50). Cheguei as 18hs muito cansado. Fui recebido pelo Sr. Edson e Dona Marilda, pessoas maravilhosas que sabem receber muito bem o peregrino.







21/jun
          Neste último dia o Sr. Edson resolveu me acompanhar até Aparecida e descemos a serra juntos. Fomos devagar e conversando muito. Foi uma excelente companhia. Paramos na pousada Amor divino para carimbar , mas estava fechada e seguimos para o próximo ponto: Pousada Colmeia onde o tratamento não é dos melhores o muitos peregrinos já tem reclamado.

          Chegamos à Basilica em Aparecida às 15:30 num total de 70km muito fáceis devido à decida da serra pelo asfalto, mas muito sem graça, perto de todo o percurso que já havia passado. Que emoção de chegar inteiro por tudo que passei no caminho. Só com muita fé você chega!

          Fui direto para a Secretaria da Basilica pegar meu certificado (Nº 014.239), agradeci bastante e fui para a pousada São Benedito (R$70) que fica ao lado da Basílica. No caminho encontro com meu filho João que veio de moto para se encontrar comigo apesar de não termos combinado nada. Mais uma grande emoção! Segui para a pousada, tomei um banho e voltei para a Basílica para assistir a missa das 18hs.

           Dormi que nem uma pedra e no dia seguinte fui novamente ver uma missa antes de seguir para a rodoviária e voltar pra casa.







          Percorri um total de 335km em 7 dias e meio, sem forçar jamais além do meu limite. Tenho 66 anos, fui com uma bike muito pesada e com bagagem desnecessária e mesmo assim cheguei inteiro. Recomendo 2 camisetas e dois shorts próprios de bike. De noite lava-se o conjunto e no dia seguinte está seco. Leve mais um conjunto de roupas para a visita à Basilica e retorno para casa. Recomendo levar cuecas e meias bem velhas e ir descartando (aproveite para limpara a corrente da bike). Também uma toalha de rosto e produtos de higiene além do protetor solar. Toalhas de banho e roupas de cama tem na pousadas.

          Um item muito importante é um hidratante para passar todas as noites na virilha e nos pés. Apesar de ter empurrado muito a bike não me deu nenhuma bolha no pé. Chapéu com abas é mais interessante que um boné, pois protege melhor a nuca. Um bom tênis ventilado também é crucial. Utilizei também um meião sem pé do tornozelo até o joelho. Ajuda muito na circulação.

          Aconselho à quem queira ir não perder a oportunidade! Sozinho como eu ou mesmo em grupo. A pé ou de bike. Vale muito! É uma experiência indescritível. No momento em que você chega à Basílica é uma emoção muito grande. Tenha muita fé que você chega lá!

          O caminho é muito bem sinalizado. Você não se perde de jeito nenhum.

          O total gasto foi de R$800 incluindo o translado para Águas da Prata e de volta pra casa. Leve dinheiro, pois a maioria não aceita cartão nem cheque.

          Não se esqueça de levar barras de cereais e alguma coisa salgada, além de muita água. Mas não exagere na bagagem!

          O ideal é fazer no verão, vá com mais tempo e aproveite as várias cachoeiras que têm pelo caminho. Na subida do Gavião (Águas da Prata-Andradas) há um clube de vôo livre no topo da serra (4km fora da rota). Em Luminosa, de um pulo até Brasópolis, terra do Presidente Wenceslau Bras Pereira Gomes, suba a montanha até o Observatório Nacional a 1800mts (precisa autorização prévia).

          Em Campos do Jordão sugiro seguir para o Orto Florestal (12km do centro) e de lá seguir pela estrada de terra que passa pelos bairros do Gomeral e Pedrinhas saindo em Guaratinquetá. No meio da Serra há uma pousada mas muito cara. Depois de descer a serra há a Pousada das Pedrinhas mais em conta. Este caminho é muito mais bonito do que descer a serra pelo asfalto até Pindamonhangaba.

          Já estou me preparando para a próxima viagem, saio dia 26/12 e passo o ano novo na estrada. Mas desta vez vou mais preparado e com uma bike melhor e menos bagagem.

          Ouvi de alguns peregrinos que por mais que você se prepare, ninguém está totalmente preparado! Nunca vá além do seu limite senão você não chega...

José Veloso
zeveloso1@hotmail.com
Peregrino Feliz nº 9.924

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua coragem e seu esforço, sei que valeu a pena. Fale mais da sua bike, como foi? Furou pneu? Enfim, essas coisas que ciclista gosta de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan Facudo obrigado pelas suas palavras, realmente foi maravilhoso, aconselho quem gosta de andar de Bike ou a pé fazer o caminho, gostei tanto que saio dia 26/12 de Mococa SP. Até Aparecida ( só 408 kms) agora com uma Bike nova, roupa mais apropriadas espero fazer em sete dias até a volta. ( www.caminhodafe.com).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...