sábado, 26 de dezembro de 2009

BIKE - Suzano-Guararema


Rolê de 100 km

          Depois de ter suado a camisa pra acompanhar o Goy no rolê de Bertioga-Guarujá, resolvi comprar o sonho de consumo de todo adolescente nos anos 80: uma Caloi 10.

          Comecei a pesquisar na internet e um modelo novo girava em torno de uns R$1500 a R$2000. A única opção mais em conta era a "nova" Caloi 10: uma bicicleta com quadro de aluminio, mas muito simples. Continuei pesquisando e vi que muitos reclamavam dela, pois há muitos componentes de qualidade inferior que você já tem que trocar logo de cara, como os pedais de plástico.

          Resolvi então comprar uma usada e também me assustei com o preço que o pessoal pede numa bicicleta com quase 30 anos de uso e geralmente em péssimo estado de conservação. Mas como não estava com pressa, fui procurando com calma e acabei achando uma em relativamente bom estado e por um preço justo.

"nova" aquisição

          Na verdade a bicicleta que eu comprei era uma Caloi 12. Depois, pesquisando um pouco mais, descobri que em 1990 - ano inclusive que foi fabricada esta que comprei - a Caloi fez algumas mudanças na Caloi 10, adicionando mais 2 marchas e fazendo pequenas alterações como o posicionamento dos trocadores e produziu este modelo até 1992, quando encerrou totalmente sua fabricação.

          É uma pena que no próprio site da Caloi se fale muito pouco da história desta clássica das bicicletas. Por outro lado é possível encontrar muitos sites e blogs de aficionados por bicicletas e que contem a história desde modelo, e sempre com muitas fotos.

Goy e eu

          Marcamos na noite de Natal de sair no dia 26 cedo, pois o rolê seria puxado. Saímos com um tempo nublado mas com o calor típico de verão. Sofri muito pra ir de Suzano até a Rodovia Ayrton Senna por causa do péssimo pavimento, mas quando entramos na pista, aí sim senti a diferença: pra pedalar no mesmo ritmo do Goy eu ainda estava na 8ª marcha. Quando eu batia pra 10ª deixava ele pra traz com folga. Parecia que ligava o turbo!! hahahaha

          Eu estava me sentido como há 20 anos atrás!! Lembrando os rolês que eu fazia com um colega do bairro com a minha Monark 10. Diziam na época que era a Caloi dos pobres, mas estamos falando de uma época em que a China ainda não dominava o mundo e portanto qualquer produto que comprávamos tinha qualidade! E a minha durou muitos anos! Até que ficou jogada e meu pai acabou vendendo quando mudamos da casa para o apartamento. Uma pena!

          Os Mega rolês que fazemos hoje eram os rolêzinhos que a gente fazia todo final de semana. Ir de Suzano até o Pico do Urubú em Mogi já era coisa muito banal... e naquela época não se falava em capacete, câmara reserva, squeeze com água congelada, kit de primeiros socorros, celular (!). Era na raça mesmo, sem dinheiro, sem carro de apoio. Incrível como a gente vai ficando frouxo!!

Até aqui a Caloi 12 sofreu bastante. Agora é só estradão!
Rodovia Ayrton Senna
Parada pra descanso.
Saída para Guararema
Muito bom pedalar com a Caloi 12 por estrada



Entrada principal de Guararema

          Depois que saímos da Ayrton Senna, pegamos a SP-66, antiga SP-RJ até a entrada de Guararema. Trajeto curto, mas sem acostamento. Como sempre, a bela cidade estava toda decorada com os enfeites de Natal. Paramos na praça do Pau d'alho pra hidratar e descansar um pouco, pois a volta à partir daquele ponto seria com muitas subidas.

Cidade sempre muito bem enfeitada

Praça do Pau d'Alho
Cidade sempre limpa e bonita.
Voltando pela estrada Mogi-Guararema

          A volta foi bastante cansativa, pois o Sol estava bem forte e as subidas sem poder utilizar o acostamento fazia a tensão dobrar, pois os carros (ainda bem que eram poucos) sempre passavam muito perto. 

Final das subidas. A partir daí só descidas até em casa.
Descanso em Mogi das Cruzes
Foto de comemoração!!

          Este foi um dos melhores Rolês que eu já fiz pelas duas companhias: do Goy, sempre parceiro de aventuras,  e da minha "nova" bicicleta. Foi muito bom relembrar a infância pedalando uma Speed, mesmo que hoje o corpo não responda mais como antigamente. Mas também com o dobro do peso não tem santo que faça milagre ;-p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...