domingo, 7 de abril de 2013

BIKE - Ciclofaixa de Suzano

Concentração no largo da feira

          Modismo é algo infectante, mesmo. Mas uma vez a gente vê uma ideia certa aplicada de forma errada por nossos governantes.


          Suzano é uma cidade tipicamente plana porque se desenvolveu na bacia hidrográfica do rio Tietê. Este fato poderia torna-la a  cidade das bicicletas mas como em todas as cidades brasileiras cresceu de forma desordenada e hoje tem um trânsito caótico que não deixa nada a desejar para o da cidade de São Paulo.

          O ponto principal da cidade que teve sua fundação no Bairro do Baruel, situado   a aproximadamente 10km do centro atual, é a estação de trem. Toda a cidade se desenvolveu ao redor desta estação e ela continua sendo um ponto importantíssimo para a cidade. Tanto que a CPTM demoliu a estação antiga e está construindo a segunda maior estação da linha leste devido ao seu grande movimento.

          Por conta disso, muitas pessoas utilizam a bicicleta para vir dos bairros e a deixam num bicicletário ao lado da estação para tomarem o trem para o trabalho. E é aí que a gente percebe que a intenção da prefeitura não é melhorar o tráfego e a qualidade de vida da cidade, pois esta ciclofaixa, alem de funcionar somente aos domingos, não liga nada a lugar nenhum!

          Várias avenidas e ruas da cidade poderiam incorporar ciclovias permanentes para facilitar e incentivar o uso da bike. O centro conter estacionamentos exclusivos para as pessoas que trabalham e vão as compras não precisarem amarrar as bike em postes, que alem de ficar feio, atrapalham os pedestres.

          Mesmo sem vontade, acabamos indo no passeio de inauguração da ciclofaixa. Uma festa com carro de som, distribuição de camisetas e brindes e o Sr Prefeito à frente do passeio com cara de quem estava fazendo algo de bom pra cidade.

          Durante o passeio já percebemos uns motoristas sem paciência entrando no meio das bikes e que sem uma campanha de educação nunca vai existir uma convivência pacífica. Aproximadamente um mês depois de aberta, já vemos veículos estacionados na ciclofaixa num total desrespeito fazendo os ciclistas andar pela pista dividindo espaço com os carros.

          Temos o mais importante, que é a topografia da cidade, mas como sempre na política o mais importante não é o que realmente importa.
          

Magrelas...
Figuras ciclísticas...


Falta de paciência dos motoristas





Movimento às 14hs

Respeito?? Ainda falta muito...

Um comentário:

  1. Para que qualquer projeto dê certo é necessário que se eduque o povo primeiro porque a ignorância é algo sem limites.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...