domingo, 18 de agosto de 2013

Reforma da Caloi 12 - Parte 2

          Depois de reformar a Caloi 12 fiquei com dó de deixá-la no bicicletário do prédio, pois apesar de ser coberto acaba tomando chuva e pega muita poeira. Então subi com ela pra sacada do apartamento e deixei lá.  Minha ideia era fazer um suporte pra colocar na sala.

          A Dona Patroa não gostou muito da ideia mas aos poucos fui convencendo-a com fotos que achava na net e mostrando que isto hoje é muito comum. :) 

          Comecei pesquisando os suportes prontos de mercado, mas o que eu queria mesmo era fazer o meu. É essa mania que eu tenho de querer construir as coisas...  quem sabe um dia passa... hahaha

          Meu pai ainda tinha uns pedaços de Eucalipto tratado que ele utilizou para fazer a varanda e daí tive a ideia de como seria o suporte.

          Peguei dois tocos de mais ou menos uns 50mm de diâmetro e cortei exatamente na metade da largura do guidão (250mm). O primeiro trabalho foi fazer um chanfro na ponta para que entrasse no vão dos raios (~35mm) e um rebaixo para apoiar o aro.

Toco de Eucalipto tratado


Pontas chanfradas para entrar no meio dos raios e rebaixo para encaixe do aro

          Com uma chapa de aço de 3mm de espessura, fiz duas rodelas de 40mm de diâmetro, soldei um parafuso soberbo para bucha 10 e 3 furos de 4mm de diâmetro.

Suporte de aço com um parafuso soldado
          Na parte traseira usinei um rebaixo para encaixar e parafusar o suporte soldado.

Usinando o encaixe para o suporte
Encaixe perfeito!
          Depois de montado, passei resina Polystein para dar acabamento.

Acabamento com Polystein
          Fiz os furos e instalei na parede.

Suportes na posição
          E estava pronto meu suporte. E do jeito que eu queria! Forte e resistente sem poluir a parede com mão francesas. Dando destaque naquilo que realmente importa: a bike!
Novo enfeite da parede da sala

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...